sábado, 29 de setembro de 2007

Moog

Impossível falar de Giorgio Moroder sem citar sintetizadores e mais impossível ainda falar de sintetizadores e não citar Robert Moog.

Nascido em 1934 era formado em engenharia elétrica e fundou duas companhias que produziam instrumentos musicais eletrônicos.




Em 1953, com 19 anos, ele fundou sua primeira empresa, R.A. Moog Co., que fabricava Theremins. Theremin é o único instrumento musical que produz som sem se colocar as mãos nele. Foi inventado em 1929 por um cientista russo chamado León Theremin. Esse instrumento é composto por duas antenas que emitem ondas de rádio. Uma antena é responsável pela freqüencia e a outra pelo volume. Ao se movimentar as mãos no ar perto dessas antenas o Theremin produz som.




Em 1964 Robert Moog desenvolveu um sintetizador para ser controlado por teclado. Nos anos 70 ele renomeou sua empresa para Moog Music e começou a produzir e vender o que seria o primeiro sintetizador analógico portátil, o Minimoog Model D.




Antes disso, os sintetizadores eram modulares, o que os tornava grandes, desajeitados, cheios de plugs e cabos. Dizem que a primeira banda a utilizar um sintetizador ao vivo em um show foi a banda Emerson, Lake & Palmer. Por serem uns trambolhos, ele eram mais usados em estúdios, até porque, programar um som, levava certo tempo.





Em 1968 a sonoridade do Moog ficou largamente conhecida quando Wendy Carlos, antes Walter Carlos devido a uma cirurgia de mudança de sexo em 1962, lançou o LP "Switched-On-Bach". Wendy também ficou conhecida por ter produzido a trilha sonora do filme "Clockwork Orange" de Staley Kubrick em um sintetizador Moog em 1971.







Hoje em dia existem festivais de música exclusivamente para o uso do Moog, que aconteceu no último dia 22 de setembro, em NY/EUA. www.moogfest.net

Robert Moog faleceu no ano de 2005.

Para saber mais: http://moogarchives.com/


Vídeos sobre Moog:

Demonstração por Dr. Bob Moog
Moog Cookbook - Black Hole Sun


Vídeos interessantes sobre o Theremin:

Como funciona um Theremin
Demonstração
Gnarls Barkley - Crazy
Bobby McFerrin - Dont Worry, Be Happy

Nenhum comentário: